30/08/2011 17:23

Artigo – Virtualização – Porque Virtualizar?

Com ambientes virtualizados, pode fazer a consolidação de diversos ambientes diferenciados em uma mesma máquina sendo utilizados ao mesmo tempo. Ao fazer isso ganha-se em gerenciabilidade, desempenho e custo.

Lembrando que para conseguir fazer a utilização de ambientes virtualizados é necessário se trabalhar com componentes de hardwares novos, isso porque o (s) ambiente (s) virtualizado (s) consomem recursos da máquina física.

Ao comprar servidores mais novos para que se possa fazer a virtualização temos hardwares mais confiáveis que reduzem o tempo que os serviços providos por esses servidores fiquem fora do ar e também existe a vantagem de que um servidor físico pode ser hardware hospedeiro para diversas máquinas virtuais, ou seja, um hardware poderá prover diversos serviços simultâneos, como por exemplo, de se ter um servidor de serviço de diretório e um servidor de e-mail e de arquivos em um mesmo hardware, ou seja, quando ocorre a virtualização de ambientes se consegue ter instalado em uma máquina, diversos ambientes a serem utilizados de forma separada ou em forma conjunta.

Mas onde utilizar um ambiente virtualizado?

Podem-se ter um ambiente de infra-estrutura, com servidores com serviço de diretório, servidores de e-mail, servidores de firewall e servidores de banco de dados em conjunto com um ambiente de desenvolvimento, com ferramentas de modelação, estruturação e desenvolvimento de softwares e até um ambiente com diversas ferramentas proprietárias de terceiros, como por exemplo, um ambiente onde se simule um software de ERP.

Também podemos citar que ao possuir máquinas virtuais que reproduzam um ambiente real há como se realizar testes antes de colocar determinados alterações ou atualizações em produção evitando assim que ocorram falhas no ambiente real, diminuindo assim o tempo em que determinado serviço fique indisponível. É possível também prever erros e testar possíveis soluções para com isso conseguir corrigi-los mais rapidamente.

Em que tipo de computador utiliza-se ambientes virtuais?

Depois que um sistema operacional é instalado em uma máquina virtual ele poderá ser utilizado em qualquer tipo de hardware fazendo com que você possa realocar um servidor virtual para outro hardware a medida que o hardware em que o servidor estiver em funcionamento, para isto basta que se tenha um backup dos dois arquivos que compõem uma máquina virtual, o arquivo que dispõem das configurações e o arquivo de dados.

A quem diga que com a virtualização veio a interoperabilidade entre os sistemas. Mas como consegue-se isso?

Com a virtualização de servidores conseguiu algo que parecia impossível, servidores Windows e Linux em produção simultaneamente em um mesmo servidor físico. Isso é possível à medida que o sistema operacional onde o software de virtualização é hospedado não interfere no funcionamento das máquinas virtuais.

É possível se criar uma máquina virtual com sistema de arquivo NTFS para que se possa utiliza produtos Microsoft e também é possível se criar uma máquina virtual com sistema virtual com sistema de arquivo EXT2 para se utilizar em produtos Linux.

Como são armazenados os dados armazenados quando se esta em um ambiente virtual?

Da mesma forma que quando falamos de armazenamento de dados de uma máquina física os dados são armazenados na HD. Quando falarmos de armazenamento de uma ambiente virtual passamos a falar em VHD (Virtual Hard Disk).

Este VHD é um arquivo que é criado <armazenamento>.VHD e neste arquivo serão armazenados os dados durante o uso de um ambiente virtualizado. Existem algumas formas de utilização deste arquivo VHD, que será falado em próximas oportunidades.

Artigo criado por: Carlos Fontolan e Rodrigo Milan. Este material é disponibilizado de forma gratuita é vetada qualquer utilização comercial sem a devida autorização dos criadores.

 

—————

Voltar


Contato

Carv consultoria Informatica

Rua Agostinho Navarro
Osasco
06140-000


(11)7844-4186
(11)2383-0835